A Marcha Global da Marijuana é uma iniciativa internacional, pacífica, que tem lugar em várias cidades do planeta em simultâneo, sempre no primeiro sábado do mês de Maio.
O objectivo desta marcha é chamar a atenção dos governos, decisores políticos e instituições relacionadas com as drogas e a toxicodependência, e da sociedade civil em geral, para a problemática e o falhanço da proibição no reduzir do consumo, do tráfico de drogas e do crime associado, alertando para a necessidade urgente de uma legalização/normalização da Canábis, planeada e baseada na realidade e em factos científicos.
A cannabis sativa — popularmente conhecida por marijuana ou, na sua variedade concentrada, por haxixe — é a “droga leve” mais massificada mundialmente, estimando-se que 4% da população mundial a consuma, num total de 160 milhões de pessoas. Na Europa este número ronda os 24 milhões.
No entanto, a grande maioria destas pessoas consome cannabis numa situação completamente ilegal, cometendo um crime que pode incorrer em pena de prisão, tanto no hemisfério Sul, onde o consumo está enraizado na cultura de alguns povos, como no hemisfério Norte, onde a globalização das culturas difundiu o seu uso recreativo e medicinal, sobretudo para aliviar dores e indisposição causadas por doenças crónicas e terminais como o HIV ou o cancro.
A proibição põe em risco a saúde pública, fomentando o mercado negro e a adulteração dos produtos. Os maiores riscos para o consumidor e para a sociedade não existiriam se não existisse a proibição. O consumo não gera violência e criminalidade nem ameaça a saúde pública, a proibição sim.
Não sendo inócua, a Canábis é certamente uma das drogas conhecidas mais seguras. Os riscos do seu consumo são mínimos, principalmente quando comparada com outras substâncias largamente consumidas e aceites pela lei e pela sociedade
Ao associar-se apenas negativamente o cânhamo/cannabis a um narcótico, despreza-se o seu aproveitamento industrial (que em Portugal tem raízes seculares enquanto matéria prima têxtil), florestal e energético.
5 de Maio de 2007:
Marcha Global pela Marijuana:
No Porto, Em Lisboa
E em mais 199 cidades do mundo, cada vez mais perto de si.
(texto colado e adaptado dos manifestos do Porto e de Lisboa)
Sons e Música:
- Pink Floyd – Alan’s Psychedelic Breakfest
- Rolling Stones – Sing This All Together
- Os Mutantes – Panis et Circenses
- The Doors – Absolutely Live
- Os Mutantes – A minha Menina
- O’queStrada – Se Esta Rua
João Cardoso
21:15m – 20 MB
Download – Marcha Global pela Marijuana